banda pqueno lado

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Miles Davis - Bitches Brew - 1970 - John McLaughlin

Este álbum lançado em dezembro de 1970, deu origem ao que se veio chamar de jazz-rock fusion. Este disco abria novos caminhos rítmicos e dava novo tratamento ao solo, que se tornam mais livres. A capa é uma ilustração do artista alemão Mati Klarwein, com toques fantásticos e referências às raízes negras da cultura norte-americana. Participaram da gravação, entre outros, Jack DeJohnette, Airto Moreira, Bennie Maupin, Joe Zawinul, Chick Corea, Wayne Shorter, Harry Brooks, Dave Holland e John McLaughlin. O Bitches Brew foi a senha para o nascimento de bandas como Weather Report e Mahavishnu Orchestra.

Um comentário:

  1. Bitches Brew é realmente soberbo, entretanto, não foi o primeiro de Fusion de Miles, que entrou nessa 'onda' com o seu anterior, In A Silent Way. Já me falaram que uma banda da década de 1960 é que é a verdadeira criadora do Fusion, mas q é tão obscura que muitos pensam q ela nem lançou disco! Eu não a conheço, vou procurar saber mais.

    Sem dúvidas, Bitches Brew é o disco mais importante do Fusion, e o disco que Miles menos aparace, dando lugar a John McLaughlin, que depois foi pro já citado Mahavishnu Orchestra, uma banda que eu gosto muito.

    Vale lembrar que John McLaughlin lançou um disco esse ano, chamado To The One, que é, na minha opinião, um dos melhores do ano.

    Caso alguem se interesse, um dos redatores do blog que eu escrevo fez uma resenha sobre esse disco:
    http://rockmetalsempre.blogspot.com/2010/12/john-mclaughlin-4th-dimension-to-one.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...