banda pqueno lado

sábado, 7 de agosto de 2010

5º Festival Cultural Clara Nunes


Duas das três músicas enviadas pela banda foram selecionadas para participar das apresentações no 5º 
Festival Cultural Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, as músicas Cansei e Desconheço. A banda ganhou o prêmio de melhor intérprete e a música Cansei ficou em 2º lugar como melhor música.

A História do Rock'n'Roll - Curiosidades do Blues


- Muitos não sabem mas o nome da grande banda de Rock Progressivo Pink Floyd foi uma homenagem aos Bluesman Floyd Council e Pink Anderson que eram ídolos de Syd Barret o primerio lider do Floyd.
- The House of the Rising Sun música que ficou famosa nos anos 60 na versão do The Animals foi gravada primeiramente nos anos 30 pelo Bluesman Leadbelly numa versão completamente diferente.
- A expressão rock'n'roll foi criada pelo disc-jóquei americano Alan Freed, em 1953. Ele se inspirou na letra de um antigo blues, que dizia: "My baby she rocks me steady roll" (Minha querida me embala com um ritmo constante.



terça-feira, 3 de agosto de 2010

A História do Rock'n'Roll - Do Delta para Chicago



No início dos anos trinta, o mais popular cantor de blues era Leroy Carr, um pianista que foi acompanhado pelo guitarrista Scrapper Blackwell. Sua música tinha um forte caráter sulista e as letras eram temperadas por frustrações, refletindo o comportamento de seus ouvintes.Carr foi amplamente plagiado, e seus maiores clássicos, como How Long Blues e Midnight Hour foram, depois de sua morte em 1935, gravados por inúmeros cantores, até meados da década de setenta.
Nos anos quarenta, o coração do Blues mudou-se para a região sul de Chicago.Lá surgiram grandes nomes como Elmore James, Willie Mabon,Sonny Boy Williamson, Otis Spann, Willie Dixon, Muddy Waters e Howlin' Wolf. Entre as canções mais representativas deste período podem ser destacadas Hoochie Coochie Man, Manish Boy, Sloppy Drunk e Don´t Start Me Talking.



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A História do Rock'n'Roll - Delta Blues


No inicio, o Blues era uma forma de arte totalmente afro-americana. As mais importantes influências no desenvolvimento do blues foram os cantos de trabalho, praticados nos campos de algodão, bem como as marchas militares, que deram forma a métrica utilizada.
Autoproclamado "Pai do Blues" W.C.Handy(foto) conta que ouviu este tipo de música pela pela primeira vez no Delta em Mississipi em 1903.No final da década de 20, o Blues proliferava-se através de todo o Delta e podia ser ouvido em Fish Fries e Juke Joints, sendo interpretado por nomes como Charley Patton, Son House (Video), Willie Brown, Bo Carter, Mississipi Sheiks e Tommy Johnson.O grande nome do Delta era John Lee Hooker, famoso por Boogie Chillen, primeiramente gravado para o selo Vee Jay Records.

domingo, 1 de agosto de 2010

A História do Rock'n'Roll -Blues

A História do Rock'n'Roll - O Blues

O Blues em seu início representava a expressão cultural através da música de uma minoria, a população negra americana.Com simplicidade, sensualidade, poesia, humor e ironia,o Blues pode ser visto como um reflexo das qualidades e as atitudes dos negros americanos por mais de um século.
A definição e o mais importante do Blues é o seu significado além da música, que é uma referÊncia a um estado de espírito (Blue significa triste em inglês).Mas a expressão "The Blues" não se popularizou antes do término da Guerra Civil Americana, quando sua essência passou a ser vista como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana.Costumava-se dizer que os negros cantavam este tipo de música para tentar se verem livres da tristeza (blues).
Como o Blues foi criado basicamente por músicos sem conhecimento formal de música, que não sabiam ler partituras e baseavam-se na improvisação verbal e instrumental, característica fundamental do Blues. Objetivando tornar a improvisação mais fácil, criaram-se alguns padrões entre os quais o mais familiar é o blues de 12 compassos, que cristalizou-se com a ideia dos três versos. Enquanta canta os dois primeiros, o bluesman pode preparar-se para o terceiro que fecha a música. A simplicidade das letras do Blues permitiram que os bluesman pudessem expresssar suas emoções enquanto improvisavam. Esta estrutura era composta por uma progressão harmônica fixa, bem conhecida por todos os bluesman que eram capazes de tocá-la de maneira quase automática.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...