banda pqueno lado

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MINHA ALMA CANTA...TOM JOBIM - 25/01/1927 a 08/12/1994


O maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim está para a Bossa Nova, assim como George Gershwin para o Jazz. É dele alguns dos "standard" deste que é o gênero musical brasileiro mais respeitado no exterior. Combinou uma formação musical muito sólida e predileção pela obra de Villa-Lobos e Debussy com grandes parcerias.
Foi no encontro com  Vinícius de Morais em 1956 quando musicou a peça Orfeu da Conceição, que lhe rendeu o primeiro grande sucesso: "Se Todos Fossem Iguais a Você". Em 1963 esta parceria iria produzir a canção brasileira mais executada no exterior e gravada inúmeras vezes: "Garota de Ipanema". Em 1967 gravou nos Estados Unidos o disco Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim com versões em inglês de suas músicas de sucesso na época.
    
Na próxima postagem falaremos sobre Tom Jobim depois de 1970.

Um comentário:

  1. Muito bem lembrado e homenageado o nosso maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, um dos maiores expoentes da música brasileira em termos de qualidade e sofisticação musical e também um dos criadores do movimento da bossa nova.
    Parabéns pela postagem!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...