banda pqueno lado

domingo, 1 de agosto de 2010

A História do Rock'n'Roll - O Blues

O Blues em seu início representava a expressão cultural através da música de uma minoria, a população negra americana.Com simplicidade, sensualidade, poesia, humor e ironia,o Blues pode ser visto como um reflexo das qualidades e as atitudes dos negros americanos por mais de um século.
A definição e o mais importante do Blues é o seu significado além da música, que é uma referÊncia a um estado de espírito (Blue significa triste em inglês).Mas a expressão "The Blues" não se popularizou antes do término da Guerra Civil Americana, quando sua essência passou a ser vista como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana.Costumava-se dizer que os negros cantavam este tipo de música para tentar se verem livres da tristeza (blues).
Como o Blues foi criado basicamente por músicos sem conhecimento formal de música, que não sabiam ler partituras e baseavam-se na improvisação verbal e instrumental, característica fundamental do Blues. Objetivando tornar a improvisação mais fácil, criaram-se alguns padrões entre os quais o mais familiar é o blues de 12 compassos, que cristalizou-se com a ideia dos três versos. Enquanta canta os dois primeiros, o bluesman pode preparar-se para o terceiro que fecha a música. A simplicidade das letras do Blues permitiram que os bluesman pudessem expresssar suas emoções enquanto improvisavam. Esta estrutura era composta por uma progressão harmônica fixa, bem conhecida por todos os bluesman que eram capazes de tocá-la de maneira quase automática.

2 comentários:

  1. Bacana...
    Realmente o blues é a "mãe" do rock...
    É um gênero musical excepcional...

    Aproveito pra lembrar que haviam dois bluesmans chamados Pink Anderson e Floyd Council, que inspiraram Syd Barrett musicalmente, e também a criar o nome da banda que formou junto com Roger, Rick e Nick, o Pink Floyd...

    Parabéns aí galera, belíssimo blog...
    Sucesso pra vocês...
    Grande abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  2. Tambem passei e gostei muito, explora um lado que eu tenho pouco tempo para explorar ou material a respeito
    Estou colocando um link no bordeldorock para o seu blog
    Parabens

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...