Nascida em 21 de fevereiro, Nina Simone foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, a "música do diabo", nos cabarés dos Estados Unidos escondida de seus pais, que eram pastores metodistas. Por mostrar versatilidade vocal que ia do gospel, soul, jazz, blues ao folk, ela chamou a atenção de vários artistas como George Harrison e Bob Dylan.
Também se destacou e foi perseguida por ser negra e por abraçar publicamente todo tipo de combate ao racismo. Nos anos 50 foi uma das primeiras mulheres negras a ingressar na Juliard de Nova Iorque. Sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino ativista, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963.Seu envolvimento era tal, que chegou a cantar no enterro do pacifista Martin Luther King . Esteve duas vezes no Brasil, gravou com Maria Bethânia e seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan. Era uma intérprete visceral, compositora inspirada e tocava piano com energia e perfeição. Aqui deixamos vocês com duas músicas dessa grande musicista:
Fantastica, com suas voz e interpretações magistral.
ResponderExcluirAbraço
É mesmo uma grande cantora!
ResponderExcluirValeu pelo comentário Lucidreira.
Tenho ouvido Nina Simone com mais frequência ultimamente. Parabéns por lembrar de grandes cantoras!!!! abraço, Aline
ResponderExcluirCaríssimos Absintistas!
ResponderExcluirSeguinte: resolvi inaugurar um novo blog, o Plano Z, só pra variar um pouco a parada, com postagens mais enxutas e variadas (não somente disponibilizando discos para download).
Passem lá n’O Pântano Elétrico pra conferir.
Aquele abraço!
ML
Gostei muito do blog!
ResponderExcluirSe tem Nina Simone só pode ser de valor!