banda pqueno lado

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

The Electric Light Orchestra - 1971- O Primeiro Grande Sucesso do Rock Sinfônico


O disco lançado no Reino Unido como The Electric Light Orchestra e depois como "No Answer" nos Estados Unidos, tinha a música "10538 Overture" com múltiplos violoncelos e lançou o que foi posteriormente denominado de "Rock Sinfônico". Ao núcleo original da banda formado por Roy Wood, Jeff Lynne e Bev Bevan, se juntaram Bill Hunt nos teclados e Steve Woolam no violino para gravar este primeiro disco em 1971.

O nome da banda deriva de "ELECTRIC" (instrumentos de rock) e "LIGHT ORCHESTRA" (composta apenas por violoncelos e violinos).

O primeiro "logo" da banda era muito semelhante ao da marca "General Electric". Já o oficial feito em 1976 por Kosh é muito admirado.

O quarto álbum denominado "Eldorado, A Symphony" foi gravado com uma orquestra e coral, com arranjo de cordas feito por Louis Clark.
Recomendamos a todos que escutem com atenção e revejam o trabalho desta banda, que teve inúmeras formações e que iremos relembrar outras vezes.

       

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Combate à AIDS - Bolero de Ravel - Jorge Donn


Hoje no Dia Mundial de Combate a AIDS, lembramos de vários artistas que sucumbiram a esta doença que gostaríamos de relembrar. Aproveitamos a oportunidade para homenagear a todos, usando esta performance maravilhosa do bailarino Jorge Donn que nasceu em Buenos Aires no dia 25/02/1947 e faleceu, vítima da AIDS, em Lausanne, Suiça, no dia 30/10/1992; ou seja há 18 anos.

Selecionamos este trecho do filme do diretor francês Claude Lelouch, "Les Uns Et Les Autres" (no Brasil - Retratos da Vida), com esta coreografia do Bolero de Ravel feita por Maurice Béjart.

Este filme maravilhoso conta um pouco do sofrimento das pessoas durante e após a Segunda Grande Guerra. Outra tragédia que também levou tantas vidas.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

110 anos sem OSCAR WILDE e 75 anos sem FERNANDO PESSOA

Hoje vamos prestar uma homenagem a duas estrelas maiores das letras: Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde (Dublin, 16/10/1854 - Paris, 30/10/1900) e Fernando Antônio Nogueira de Seabra Pessoa (Lisboa, 13/06/1888 - Lisboa, 30/10/1935).

Oscar Wilde falecido aos 46 anos de idade, escreveu apenas um romance O Retrato de Dorian Gray e vários clássicos da dramaturgia britânica, como: Uma Mulher Sem Importância, O Marido Ideal, entre outros. Em 1997 foi filmado Wilde pelo diretor Brian Gilbert, tendo no elenco Stephen Fry e Vanessa Redgrave, baseado na vida do escritor.



Fernando Pessoa falecido aos 47 anos de idade, poeta lusitano de múltiplas personalidades, conhecidas como heterônimos. As principais Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caieiro.


O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.


Observação importante: fizemos aqui apenas uma lembrança para motivar todos, a conhecer ou rever o trabalho destes dois gênios da literatura ocidental.

domingo, 28 de novembro de 2010

O Rock Sinfônico no Brasil - SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA - 1985

Criada em 1979 pelo violinista, tecladista e compositor mineiro  MARCUS VIANA com uma proposta de misturar vocal e instrumental abordando temas espirituais e ambientais, numa linha de rock progressivo/sinfônico. Somente em 1984 gravou o seu primeiro disco em 8 canais e mixagem digital no estúdio Bemol de Belo Horizonte e lançou de forma independente em 1985 no formato LP (vinil). Teve boa aceitação também no Japão onde foi lançado em formato CD. É deste primeiro disco que escolhemos as canções: ASAS (observem a voz feminina no final da canção de Vanessa Falabella) e A GLÓRIA DAS MANHÃS, que depois foi tema da novela Pantanal em 1990, grande sucesso da Rede Manchete de Televisão.                          .
     
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...